Os setores de fisioterapia dos clubes do interior
Mais uma temporada se inicia e os clubes estão começando a preparação para as competições do próximo ano. Muitos investimentos são feitos, uns até maiores que a própria capacidade do clube, mas pouco se direciona para o Departamento Médico (DM).
Esportivo de Bento Gonçalves possui ótima estrutura no setor de fisioterapia |
Os clubes do interior ainda não perceberam que o custo/benefício em ter um fisioterapeuta em sua comissão técnica é imenso. Lógico que alguns clubes já possuem um setor de fisioterapia completo, mas a grande maioria ainda é precário ou simplesmente este setor não existe. Quando o atleta sofre uma lesão, o mesmo terá uma recuperação muito mais efetiva e rápido se tratar dentro das dependências do clube. Além disso, o fisioterapeuta poderá atuar na prevenção (leia-se minimizar o ocorrências das lesões) desde o início da temporada. Mas o que percebemos na prática, é que muitos clubes encaminham seus atletas lesionados para clínicas do SUS em suas cidades. Embora o tratamento não esteja errado, o atleta não terá uma rápida volta aos gramados, pois o tratamento direcionado à eles é diferente dos pacientes normais.
Atualmente há bons fisioterapeutas aptos a trabalharem no futebol, mas o baixo investimento por parte dos clubes e consequentemente a má remuneração ofertada faz que com que esses profissionais acabem desistindo desta área. Portanto, está na hora dos clubes olharem melhor para este setor, pois como diz o bom e velho ditado: "Prevenir é melhor que remediar".
Comentários
Postar um comentário