Ácido Lático é o responsável por aquela incômoda dor pós treino???







ERRADO!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasPois é, muitas pessoas acreditavam (e algumas ainda acreditam) que as dores musculares pó-treino eram causadas pelo aumento da produção de ácido lático. Mas, estudos científicos provam o contrário. A queimação que você sente durante o exercício físico é sim causada pelo ácido lático, porém, seu corpo elimina-o muito rapidamente.

A realização de exercícios intensos está associada à alta produção de lactato e diminuição do pH dos músculos em exercício, podendo afetar o desempenho do indivíduo, visto que a redução do pH inibe diversas funções da célula muscular. Kirkendall (2003) diz que o acúmulo de íons de hidrogênio, sob a forma de ácido lático, afeta a excitabilidade das membranas, afetando o fluxo de cálcio, indispensável à contração muscular.

Na realidade, o ácido lático é um combustível para seu músculo, e não um catabólito como se pensava. Em resumo, seu músculo produz ácido lático da glicose, que por sua vez é direcionado para a sua mitocôndria. Então, quanto mais em forma você estiver, mais adaptado o seu músculo estará para utiliza-lo.

Ou seja, quanto maior o seu músculo estiver, maior o número de mitocôndrias, tornando seu sistema de queima de ácido lático mais eficiente. As dores musculares pós-exercício ocorrem devido à inflamação decorrente de microlesões nas suas fibras musculares.

https://www.facebook.com/compex.brasil/photos/a.280685942281905.1073741828.272770516406781/285993968417769/?type=3&theater

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

PUBALGIA