TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

Uma lesão comum no futebol, tanto profissional quanto amador é a famosa paulistinha ou tostão (dependendo da região do país), mas cientificamente chama-se trauma direto no quadríceps.
Pois bem, apesar de dolorosa e muitas vezes impedir a marcha e até mesmo o arco do movimento de flexão e extensão do joelho, essa lesão é relativamente simples de se tratar.

Sempre obtive sucesso com a seguinte conduta:

1. Logo após a lesão, a primeira medida é a aplicação de gelo compresivo com o objetivo de analgesia e limitar a aumento do edema intramuscular. Interessante também o uso de relaxante muscular e analgésicos quando dor muito intensa. Também poderão ser usados o TENS para analgesia.


Criomassagem com caneca de alumínio
2. O próximo passo será a fase de relaxamento desta musculatura. Inicia-se com gelo compresivo por 10 minutos e em seguida 10 minutos de criomassagem com auxilio de uma caneca de aluminio. Isso irá liberar a fáscia muscular e também provocar um melhor relaxamento na fase seguinte do tratamento. 

3. Após, o atleta realiza movimentos ativos de flexão de joelho com o objetivo de alongamento e reativação do movimento. 

4. A próxima fase é a utilização do Ultra Som para retomar o metabolismo.

Kinesio Tapping
Também poderão ser usados o Compex (Descontracturante), TENS (Burst), Kinesio Tapping (essa nos primeiros treinos ou jogo). 

Este tratamento, claro, que vai depender do grau da lesão, fazendo que tal fase de reabilitação seja mais demorada ou não. Mas geralmente isso se resolve em um ou dois dias outro dependendo da frequencia do tratamento.
















Comentários

  1. Qual a origem do nome "paulistinha" ou "tostão". Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. E ninguém respondeu 😂 em Portugal o nome é paralparal mesmo

    ResponderExcluir
  3. Tomei uma paulistinha na parte interna da coxa, formou o edema já faz duas semanas que estou fazendo gelo e pomada, edema ainda não saiu e não consigo agachar, flexionar a perna, devo procurar médico?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

PUBALGIA