A FISIOTERAPIA NA PRÉ-TEMPORADA

O futebol é a modalidade esportiva mais praticada no mundo, com participantes em todas as faixas etárias e diferentes níveis, e aproximadamente 400 milhões de adeptos no mundo, sendo que desses 30 milhões se encontram no Brasil. De acordo com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) existem aproximadamente mais de 200 milhões de atletas licenciados pela federação em todo o mundo.

Esse esporte caracteriza-se por apresentar grande contato físico, movimentos curtos, rápidos e não contínuos, tais como aceleração, desaceleração, mudanças de direção, saltos e pivoteamento. Por esses motivos, apresenta um alto número de lesões, sendo o maior causador de lesões desportivas do mundo. Muitas dessas lesões necessitam de cuidados médicos intensos, algumas vezes com períodos variáveis de internação. Isso pode resultar na falta desses atletas às suas atividades e ter como conseqüência altos custos para esses, assim como para seus clubes.

A pré-temporada é utilizada para que os jogadores voltem a realizar suas atividades físicas e possam se preparar para a maratona de jogos e treinos que vêm ao longo do ano. Durante a pré-temporada, o principal objetivo da fisioterapia é atuar na área preventiva, ou seja, fazer um trabalho específico direcionado para que ao decorrer do ano os atletas tenham poucas lesões. Ela atua já no primeiro dia de pré-temporada, sendo realizada uma avaliação isocinética em todos os jogadores com o objetivo de detectar se há desequilíbrios musculares e assim focar com trabalhos direcionados ao fortalecimento. “Não há como acabar com a possibilidade de lesões musculares. Isso é do futebol. Mas com certeza aumenta a qualidade do nosso trabalho”, afirma o afirma o fisiologista do Fluminense Maurício Negri. "Esses exercícios têm como objetivo fortalecer musculaturas profundas para estabilizar a pelve, otimizando a força muscular em campo. O atleta fica mais estável, com uma base mais forte, o que impede a ocorrência de lombalgias, pubalgias, entorses articulares e estiramentos musculares. É um trabalho eminentemente preventivo", explicou Charles, fisioterapeuta do Cruzeiro Esporte Clube.


A fisioterapia tem diversos recursos para ser utilizados durante uma pré-temporada, e sempre objetivando atuar na área preventiva, para evitar futuras lesões. Propriocepção, alongamentos, trabalho de core e Cryo Imersão também são alguns dos recursos utilizados na preparação dos jogadores na pré-temporada.

• Avaliação Isocinética: tem como objetivo avaliar desequilíbrios musculares e atua tanto na prevenção de lesões como também para melhorar o desempenho muscular dos atletas.

Avaliação Isocinética

• Alongamentos: utilizados tanto na pré-temporada quanto no decorrer do ano, eles têm como objetivo proporcionar uma melhor flexibilidade e também atuam para evitar lesões como contraturas. “O alongamento ajuda a relaxar a musculatura, depois de um treino muito forte. Assim conseguimos equilibrar o tônus, e prevenir a lesão dos atletas, não só em curto prazo, mas principalmente durante toda a temporada”, relata o fisioterapeuta do Vasco da Gama Frederico de Oliveira. 

Alongamentos pós-treinamentos

• Propriocepção: é utilizada pela fisioterapia como maneira preventiva e após uma lesão, pois serve para que o atleta tenha um melhor senso de posição articular, evitando, assim, a ocorrência de lesões.

Treino Propriocepção

 • Core: é um trabalho que tem como objetivo estabilizar a musculatura responsável pela postura, ou seja, trabalha os músculos profundos que pouco são falado, mas que têm uma grande importância para o equilíbrio postural.


Trabalho de CORE em supensão ( Foto acima)
e no solo (Foto abaixo)

• Cryo Imersão: Consiste em colocar o atleta por dez minutos numa tina de água com gelo, fazendo inserção dos membros inferiores. Normalmente é realizado uma vez por dia após o último treino. Tem como objetivo reduzir a fadiga, as dores musculares e a produção excessiva de ácido láctico. Com isso os atletas se sentem bem e fazem questão de realizar este tratamento.

Banheira de gelo

Deste modo, espero que todos possam realizar uma boa pré-temporada. Desejo a todos um bom ano, pois podemos ser adversários, mas não inimigos.


Boa Sorte a todos!!

Fontes: http://marwanfisio.blogspot.com/
            http://www.ufmg.br/proex/arquivos/8Encontro/Saude_26.pdf
            http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=26017
            http://www.lancenet.com.br/fluminense/Fluminense-luta-prevenir-lesoes_0_413358666.html
            http://www.netvasco.com.br/n/86464/fisioterapeutas-do-vasco-comentam-trabalho-de-prevencao-de-lesao
            www.rodolfolucena.folha.blog.uol.com.br
            www.petplanetvideos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

PUBALGIA