Os setores de fisioterapia dos clubes do interior

Mais uma temporada se inicia e os clubes estão começando a preparação para as competições do próximo ano. Muitos investimentos são feitos, uns até maiores que a própria capacidade do clube, mas pouco se direciona para o Departamento Médico (DM).

 Esportivo de Bento Gonçalves possui ótima 
estrutura no setor de fisioterapia
Um básico, funcional e satisfatório DM para clubes do interior pode-se resumir a um médico e um fisioterapeuta. Muitos ainda possuem um massagista, o qual ainda tem a sua utilidade, mas na questão reabilitação de atletas, os 2 primeiros são fundamentais para um tratamento correto e fundamentado em bases científicas.

Os clubes do interior ainda não perceberam que o custo/benefício em ter um fisioterapeuta em sua comissão técnica é imenso. Lógico que alguns clubes já possuem um setor de fisioterapia completo, mas a grande maioria ainda é precário ou simplesmente este setor não existe. Quando o atleta sofre uma lesão, o mesmo terá uma recuperação muito mais efetiva e rápido se tratar dentro das dependências do clube. Além disso, o fisioterapeuta poderá atuar na prevenção (leia-se minimizar o ocorrências das lesões) desde o início da temporada. Mas o que percebemos na prática, é que muitos clubes encaminham seus atletas lesionados para clínicas do SUS em suas cidades. Embora o tratamento não esteja errado, o atleta não terá uma rápida volta aos gramados, pois o tratamento direcionado à eles é diferente dos pacientes normais.

Atualmente há bons fisioterapeutas aptos a trabalharem no futebol, mas o baixo investimento por parte dos clubes  e consequentemente a má remuneração ofertada faz que com que esses profissionais acabem desistindo desta área. Portanto, está na hora dos clubes olharem melhor para este setor, pois como diz o bom e velho ditado: "Prevenir é melhor que remediar".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

PUBALGIA