Conceitos Básicos de Medicina Desportiva

A equipe médica deve buscar a recuperação do atleta em condições de retornar aos treinos e competições o mais rápido possível, sem comprometer a sua saúde.

A medicina desportiva é uma especialidade médica que aborda a influência do exercício e treinamento físicos e da prática do esporte sobre pessoas sadias ou doentes, visando a prevenção, o tratamento e a reabilitação de lesões e doenças. Ela está direcionada a atletas de nível profissional, bem como praticantes de atividade física em geral, a nível competitivo ou recreacional.


A atividade física é considerada um meio de promoção e prevenção de saúde, buscando abandonar o sedentarismo, tão presente em nossa sociedade moderna, em que as pessoas trabalham em locais fechados e usam um elevador ou escada rolante para evitar subir um simples lance de escadas.

Esta especialidade médica promove o bem-estar através de exercícios físicos, sendo também útil na reabilitação pós- cirúrgica ortopédica ou em pacientes com sequela de "derrame cerebral" ou AVC ( Acidente Vascular Cerebral ), por exemplo.

A atividade física, quando bem indicada, pode prevenir a hipertensão arterial, doenças cardíacas como insuficiência cardíaca, o diabetes, a osteoporose e a artrose. Traz benefícios para melhorar o condicionamento cardiopulmonar e a força e resistência musculoesquelética, evitando dores lombares e articulares. Ainda auxilia funções neurológicas como o movimento, a sensibilidade, o equilíbrio, a postura, a coordenação motora e até o raciocínio.

A medicina desportiva abrange as áreas da Traumatologia, Ortopedia, Cirurgia traumato-ortopédica, Reumatologia, Cardiologia, Endocrinologia, Angiologia, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia e outros.

O médico que trabalha nesta área pode indicar o tipo de atividade física mais apropriada às condições e objetivos do paciente. Isto é feito individualmente e com o apoio do treinador, que é um profissional de Educação Física.

Em atletas de alta performance, a avaliação é feita de forma bem detalhada com exames laboratoriais, teste ergométrico para avaliar a função cardiovascular e espirometria para avaliar a capacidade pulmonar ou respiratória. A avaliação física analisa ainda o equilíbrio, coordenação motora, agilidade, velocidade, flexibilidade e força muscular. A avaliação nutricional analisa os hábitos alimentares e a composição corporal.



Teste ergométrico e espirométrico

As lesões ortopédicas incluem estiramentos musculares, sobrecargas, dores articulares e tendinosas. Lesões mais graves que podem necessitar de cirurgias abrangem as rupturas totais de ligamentos, músculos e tendões e as fraturas. O papel da Fisioterapia é fundamental na reabilitação e retorno destes atletas a suas atividades esportivas.



Cirurgia de videoartroscopia de joelho para lesão do menisco interno


O médico que trabalha nesta área se empenha principalmente em medidas preventivas de lesões. Em clubes ou equipes que participam de competições e campeonatos, o objetivo é deixar o atleta preparado para a temporada, prevenindo as lesões e tratando-as.

A equipe médica busca a recuperação do atleta em condições de retornar aos treinos e competições o mais rápido possível, sem comprometer sua saúde, principalmente a longo prazo. O médico supervisiona os atletas, selecionando e adaptando equipamentos protetores, avalia as enfermidades e lesões no campo, quadra, consultório e sala de emergência. Em viagens, ele analisa as condições sanitárias dos locais onde a equipe se hospeda e se alimenta e, quando necessário, promove a prevenção de doenças endêmicas, através de vacinas contra a febre amarela, por exemplo.

Atualmente, o esporte tem sido visto como um dos principais meios de promoção de saúde e prevenção e controle de doenças. No Brasil, com a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, esta especialidade tende a crescer bastante. O médico tem o papel principal de informar medidas de prevenção de lesões e doenças, mas vale ressaltar que é o próprio atleta quem mais saberá os limites do seu próprio corpo. Ele é treinado física e psicologicamente para tentar superar estes limites, mas, ao mesmo tempo, deve respeitá-los para evitar lesões.

Esportes como o futebol promovem não apenas bem-estar físico e mental, mas também social. Muitos jovens sonham em serem grandes campeões, com sucesso e fama, mas o esporte representa muito mais do que isto.

Quando estimulamos uma criança ou adolescente a praticar um esporte, podemos estar afastando-o do uso de drogas, alcoolismo, criminalidade, violência e tantas outra mazelas da nossa sociedade. Mais importante que torná-los campeões, é não deixá-los se "perderem". No mundo tão conturbado que vivemos hoje, estaremos formando muito mais do que campeões. Estaremos formando vencedores!

*Dr. Daniel Ribeiro Mesquita é membro da Sociedade Brasileira Ortopedia e Traumalogia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho; capitão médico do Exército Brasileiro - especialista em joelho e traumatologia desportiva do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Central do Exército


Fonte: http://www.universidadedofutebol.com.br/Artigo/15485/Conceitos-basicos-de-medicina-desportiva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

PUBALGIA