ALONGAMENTOS PRÉ TREINO

    
              Tenho visto por aí que alongamento muscular é frequentemente utilizado nas academias, nas práticas desportivas e também utilizados por atletas de alto rendimento, talvez com o objetivo de aumentar a flexibilidade muscular e amplitude articular, assim como diminuir o risco de lesões e melhorar o desempenho atlético.

             Pois bem, é aí que se encontra um grande equívoco fisiológico. Conversei com o experiente educador físico Fabrício Kuwer sobre alongamentos e resolvi escrever este breve texto.

                
              Primeiro, os alongamentos estáticos consistem em alongar um músculo entre 30-45 segundos e estão enfocados quase que exclusivamente sobre os tecidos moles, músculos, tendões, ligamentos, fáscia e cápsula articular. Este tipo de alongamentos não requerem qualquer tipo de movimento da nossa parte para estabilizar o corpo, pelo que o único efeito que têm é aumentar a extensibilidade muscular e/ou a tolerância ao alongamento.
         
        Segundo, o alongamento estático não previne lesão, e sim pode aumentar o risco devido ao mesmo causar uma perda de força por fatores neurais e mecânicos, os quais envolvidos na redução temporária da atividade e da força muscular. Por exemplo: para a musculatura de isquiotibiais, protocolos de alongamento preparatórios com volumes totais próximos ou superiores há 180 segundos podem comprometer o desempenho de atletas de alto rendimento, cujo sucesso seja dependente da capacidade muscular de produzir força máxima.
              
          O alongamento estático antes do exercício, se resume à reposicionar as fibras musculares ao seu ângulo anatômico e para isso um alongamento estático de 15 segundos já é o suficiente.
                 
           O mais indicado com certeza é o alongamento dinâmico (vídeo abaixo), pois o mesmo além de provocar um estiramento sem relaxamento, vai estimular a adaptação do músculo ao movimento a seguir e por último o alongamento dinâmico também é um ideal aquecimento (warm up). Resumindo, você ganha um 3x1 – Simulação do gesto esportivo, aquecimento e estiramento.
              
             Então, a forma mais adequada e fisiologicamente correta é antes dos exercícios de força usar o alongamento dinâmico, pois assim você irá minimizar o risco lesão.
             

                  Abaixo seguem algumas dicas de estudos que abordam o assunto.


http://bjsm.bmj.com/content/34/5/324.full


x

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

PUBALGIA