A FUNÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NUMA COMISSÃO TÉCNICA

Nos clubes, o trabalho do fisioterapeuta está geralmente focado na recuperação de atletas lesionados em jogos ou treinamentos. No entanto, o que poucos sabem é que o profissional desta área pode ter uma atuação ainda mais abrangente, voltada à prevenção de lesões.


Os avanços tecnológicos já permitem avaliações prévias do trabalho de treinamento a ser desenvolvido durante a temporada de modo a detectar possíveis anomalias musculares que possam acometer alguns jogadores. Essas avaliações, integradas ao trabalho do fisiologista, contribuem para que se possa ter uma visão geral das condições dos atletas.

Assim, se for o caso, o fisioterapeuta pode iniciar um trabalho para evitar os mais variados tipos de lesões nas articulações ou na musculatura. A função do fisioterapeuta na recuperação de um atleta requer acompanhamento diário para que este possa retornar às atividades no menor tempo possível.

O fisioterapeuta ainda pode trabalhar de forma integrada com outras áreas da comissão técnica. Ao lado do fisiologista, deve procurar manter o nível aeróbio e condicionamento físico do atleta lesionado para que este não tenha dificuldades de adaptação em seu retorno aos gramados.

Outro ponto de sincronismo de trabalho do fisioterapeuta no clube é com o psicólogo. Caso o atleta em tratamento apresente algum problema psicológico devido ao seu afastamento dos jogos e treinamentos ou por causa da solitária rotina dos trabalhos de fisioterapia, um psicólogo também poderá colaborar nesse esforço coletivo de reintegrar o jogador ao elenco.

Bibliografia

CARRAVETTA, Elio. O Jogador de Futebol. Editora Mercado Aberto, 2001.

Fonte:http://universidadedofutebol.com.br/2007/08/1,730,A+FUNCAO+DO+FISIOTERAPEUTA+NA+COMISSAO+TECNICA.aspx?p=3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

PUBALGIA