BANHEIRA DE GELO

 TERAPIA DO FRIO


A técnica de banho de gelo, ou o de imersão, começou no esporte. A primeira modalidade a usar foi o atletismo e atualmente essa técnica já foi difundida. As aplicações do frio são utilizadas desde antes de Cristo, quando gregos e romanos utilizavam gelo natural e neve para tratar problemas médicos. Já no século 19, as compressas frias foram reconhecidas como auxiliares nas cirurgias. E hoje, século 21, aprimoramos técnicas e conhecemos fisiologicamente seus efeitos.

Atletas do CE Aimoré de São Leopoldo em piscina de gelo
Crioterapia (terapia de frio) contrai os vasos sanguíneos e diminui atividade metabólica, o que reduz edema e ruptura dos tecidos. Quando a pele não está mais em contato com a fonte fria, os tecidos subjacentes esquentam, provocando um retorno mais rápido do fluxo sangüíneo, o que ajuda a devolver os subprodutos das células ao sistema linfático, para uma reciclagem eficiente pelo organismo. "Banhos de gelo, não somente evitam a inflamação, mas ajuda a levar detritos metabólicos nocivos para fora de seus músculos", diz David Terry, MD, um ultracorredor que concluiu as corridas enduro "Western States - 160 Km" e a "Wasatch Front - 160 Km ", por 10 vezes consecutivas.
O efeito fisiológico da crioterapia sobre a dor se dá pela diminuição da velocidade de condução nervosa de forma proporcional à quantidade de resfriamento.                                    

Embora você possa utilizar embalagens individuais de gelo, no local da lesão, imersão em água fria geralmente produz um resultado melhor e mais duradouro na mudança dos tecidos profundos, além de ser o meio mais eficiente de resfriamento dos grandes grupos musculares, simultaneamente. O desconforto de sentar em uma banheira, cheia de água e gelo, assusta alguns atletas.
      

Atletas do CE Aimoré de São Leopoldo em piscina de gelo após jogo
Ao longo desses anos, descobri truques para fazer do banho de gelo uma experiência mais tolerável. Primeiro, encho a minha banheira com dois a três sacos de gelo esmagados. Então, adiciono água fria até a altura da minha cintura, quando me sento na banheira. Antes de entrar, eu visto uma jaqueta, um chapéu e botas de neoprene, faço uma xícara de chá quente e pego alguma leitura divertida, para ajudar os próximos 15 a 20 minutos a passarem rapidamente.

Embora a pesquisa científica apoie o uso do banho de gelo, para promover a recuperação, nenhum procedimento se mostrou melhor do que o outro. Em geral, a água deve estar com temperatura entre os 50 e 59 graus centígrados. O tempo de imersão deve ser de 10 a 20 minutos. Entre os corredores de ponta, vejo técnicas de banho de gelo que variam dentro destes intervalos, no entanto, meu método favorito de pós-corrida é mergulhar em um rio ou lago frio com os colegas concorrentes.

Fontes:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

PUBALGIA