MÉTODO DE TRANSIÇÃO FUNCIONAL COM VALÊNCIAS MÚLTIPLAS

Por Janilson Quadros e Prof. José Lummertz

Saudações pessoal,

Como havia prometido, ai está o Método que tentamos explicar. No princípio, vamos disponibilizar uma síntese para posteriormente ir publicando mais detalhadamente todo o processo.


Desenvolvido juntamente com o Preparador Físico Especialista em Performance do Treinamento, José Lummertz, o Método de Transição Funcional com Valências Múltiplas, que visa de maneira integrada aproximar a transferência do atleta do Departamento Médico para o Departamento de Preparação Física do clube. Definimos em conjunto manobras de treinamento e re-treinamento para que o atleta possa voltar gradualmente ao ritmo normal anterior à lesão, sem prejuízo de reincidência da mesma. Utilizamos exercícios que façam o atleta retomar seus movimentos e condicionar novamente em todas as valências necessárias para sua melhor performance.

Este método nada mais é do que a fase final da reabilitação e o início do condicionamento físico do atleta. Ë aplicado em atletas de futebol profissional quando estão se transferindo do Departamento Médico para os Trabalhos de Campo (condicionamento físico) e é supervisionado pelo fisioterapeuta e preparador físico.

Mas para explicar este método, primeiramente é preciso saber como funciona todo o processo de reabilitação do atleta, do primeiro minuto após a lesão até estar apto e pronto para o treinador. O desenho abaixo ilustra o processo de reabilitação.




Para relembrar, a reabilitação divide-se em três fases:

Fase 1 – Fase Clínica: Nesta fase o objetivo está na diminuição do processo inflamatório, reativação da ADM, reforço da musculatura e fase proprioceptiva.




Fase 2 – Fase de Movimentos Específicos: Nesta fase, o atleta já está em fase final de propriocepção. Portanto, inicia-se com movimentos específicos, ou seja, os gestos utilizados dentro do campo. Por exemplo, os zagueiros realizam movimentos como: antecipação, cabeceios, coberturas, etc. Assim, chega-se próximo de uma simulação do que o atleta realiza em campo. Mas ainda mantêm-se circuitos proprioceptivos e pliométricos para melhora da estabilidade.



Fase 3 – Fase de Transição: Esta fase é quando o atleta está deixando a fisioterapia e entrando na fase de condicionamento com o preparador físico. Nesta fase é muito importante possuir uma Comissão Técnica em sintonia. Nesta etapa há combinação das três fases: primeiro, o atleta realiza uma crioterapia ou US no DM. Após, realiza movimentos específicos; e, por último, treina o condicionamento aeróbico. O trabalho final de recuperação dos atletas, visando colocá-lo apto para o treinador, determina-se fundamentalmente após a utilização do Método de Transição Funcional com Valências Múltiplas, onde se finaliza o Trabalho da Fase de Transição do Departamento de Fisioterapia e iniciam-se as atividades de campo dentro da Preparação Física.



O Método de Transição Funcional com Valências Múltiplas é aplicado entre a Fase 3 e o Condicionamento Físico. Neste momento atuam fisioterapeuta e preparador físico juntos.

Ao mesmo tempo em que o atleta realiza exercícios com os movimentos específicos da sua posição tática elaborados pelo fisioterapeuta, intercala exercícios aeróbico/anaeróbico desenvolvidos pelo preparador físico, executando assim, um circuito funcional com valências múltiplas. Desta forma, acelera-se a devolução do atleta ao treinador em razão dos trabalhos com movimentos funcionais utilizados em campo somados ao trabalho de condicionamento físico.


Do ponto de vista da Preparação Física, a interação com o Departamento Médico é fundamental e o acompanhamento de todo processo de recuperação do atleta, desde o momento da lesão até as fases finais do tratamento são imprescindíveis em todos os aspectos: psicológico, de reabilitação e de recondicionamento.

Sempre há de se considerar as Valências Físicas do Atleta: Flexibilidade, Força, Força Estática. Força Explosiva, Resistência Muscular Local, Resistência Anaeróbia, Resistência Aeróbia, Velocidade de Movimentos, Velocidade de Reação e Agilidade.

Portanto, dentro de todo o processo de reabilitação de um atleta há sempre movimentos direcionados àqueles executados dentro do campo. Após a Transição Funcional com Valências Múltiplas, o atleta estará completamente liberado do Departamento Médico, podendo assim realizar a finalização do condicionamento físico e, posteriormente, a sua reintegração ao grupo.

Até a próxima.


Janilson Quadros



Prof. José Lummertz
http://www.joselummertz.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

PUBALGIA