PARA ESPECIALISTA, GRAMA SINTÉTICA AUMENTA RISCO DE LESÕES

Ortopedista Luíz Roberto Marczyk diz que Grêmio tem razão em se preocupar com grama sintética


Para especialista, grama sintética aumenta risco de lesões
A grama sintética aumenta o risco de lesões nos jogadores: verdade ou mito? O assunto veio à tona com a escolha do Cruzeiro em mandar o jogo diante do Grêmio, sábado, pelo Gauchão, no Passo D''Areia. O Tricolor teme que algum atleta machuque-se e fique fora das oitavas de final da Libertadores.


"A maioria dos jogadores não está acostumada com esse tipo de piso. Se você pega um atleta que sempre treina na grama sintética, ele não vai ter problemas. Mas quem não joga com frequência acaba sentindo. É uma questão de costume", diz o ortopedista Luiz Roberto Marczyk, professor titular de Ortopedia da Ufrgs. "Para quem não está habituado, aumenta sim o risco de lesão, o atleta fica inseguro. O Grêmio tem razão em se preocupar", acrescenta.

"O jogador raciocina como se estivesse na grama natural e acaba se atrapalhando, o sintético segura mais, prende o pé e isso acarreta em lesão", comenta.

O especialista cita o exemplo dos tenistas. "O atleta que aprende a jogar no saibro (terra e argila) se acostuma a dar uma escorregada para rebater uma bola. Quando ele vai para a quadra dura, sintética, faz o mesmo movimento, é automático, e acaba prendendo a perna, machucando o joelho." Marczyk também usa o caso do meia Mithyuê, do próprio Grêmio, como ilustração. "Ele jogava futsal, foi treinar com chuteira na grama, prendeu o pé e teve uma lesão séria no joelho. O atleta que está habituado com um tipo de superfície, quando vai para outro piso, tem dificuldades, é bem complicado", finaliza o ortopedista.

Ivan Pacheco, médico da Federação Gaúcha de Futebol, alerta que os jogadores precisam calçar chuteiras específicas para o gramado sintético. "O calçado tem que ser adequado. A velocidade da bola aumenta, isso muda os movimentos do atleta que não está acostumado, que não treina com frequência no sintético", avalia o profissional.

"Já operei muito atleta de final de semana com ruptura de ligamento cruzado do joelho, problema de menisco, luxação da patela, entre outras lesões. Geralmente por terem trancado o pé na quadra sintética", conta.

"Mas o gramado do Passo D''Areia tem uma altura parecida com a grama natural, a largura das folhas também é semelhante. Além disso, é homologado pela Fifa. É um campo diferente das quadras comuns, que parecem um carpete, nessas sim o risco de travar o pé é maior", finaliza.

Fonte: http://www.radioguaiba.com.br/Esportes/?Noticia=284214

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 13 PIORES LESÕES NO FUTEBOL

TRAUMA NO QUADRÍCEPS (TOSTÃO OU PAULISTINHA)

PUBALGIA